Segundo o SYNERGIZE, a Amazônia é a região do país que menos recebe investimento para pesquisas em biodiversidade. As assimetrias são igualmente acentuadas dentro do próprio bioma, pois os grandes centros urbanos concentram mais investimentos. Em relatório (policy brief), o grupo apresenta algumas sugestões para ultrapassar as limitações das pesquisas ecológicas na Amazônia, como a TAOCA – uma plataforma de dados nacional que objetiva ampliar e consolidar o conhecimento ecológico sobre a biodiversidade da Amazônia.
Ler maisUFPA - 11/07/23
Áreas de terra firme da Amazônia brasileira são mais vulneráveis, porém menos pesquisadas

Portal Gov.br - 22/12/22
Cientistas e tomadores de decisão discutem lacunas e oportunidades para avançar com a ciência de síntese na Amazônia
O evento, capitaneado pelo projeto Synergize/SinBiose, contou ainda com o lançamento da plataforma TAOCA com dados da biodiversidade da Amazônia.
Ler mais
Embrapa Amazônia Oriental - 01/11/22
Projeto apresenta base de dados sobre a biodiversidade da Amazônia
Cientistas, gestores públicos e interessados em desenvolver pesquisas sobre a biodiversidade da Amazônia têm à disposição uma nova base de dados padronizada sobre o tema. Trata-se da base Taoca, apresentada em Belém-Pará durante o workshop do projeto Synergize, que reuniu pesquisadores e representantes de instituições governamentais e não-governamentais, nos dias 27, 28 e 29/10.
Ler mais